quarta-feira, 23 de junho de 2010

Eu sou Brasileiro com muito orgulho com muito amor….

(Foto de Gregor Rohrig)

Estamos nos finalmentes da primeira fase da copa da África 2010...
Fiquei lembrando quando vi pela primeira vez um jogo da Copa, em 1978 eu tinha quase 4 anos, mas lembro de ver todo mundo lá em casa na sala torcendo pelo Brasil. Isso considerando que ninguém por lá se interessava por futebol, mas lá estavam todos...meus pais, meus irmãos todo mundo junto na torcida. Achava legal ter todo mundo junto, isso raramente acontecia. Minha mãe que não suportava futebol, se desesperando a cada pênalti perdido e comemorava eufórica cada vez que o Brasil acertava. Infelizmente não fomos campeões... fiquei super desapontada. Na próxima copa, 1982 eu já era uma mocinha com meus quase 8 anos de idade, e já podia tomar algumas decisões importantes, como já era minha segunda copa já havia me apaixonado pelo futebol e ficava disputando a TV com meus irmão para ver os jogos que não eram do Brasil, aqueles que ninguém lá em casa queria saber. Com meu vasto conhecimento futebolístico a essa altura sempre que conseguia a TV, aplicava critérios aprimoradíssimos para escolher o time para o qual eu torceria. Escolhia o que estivesse com a camisa da cor que eu mais gostasse, e aí começava a torcida, certamente depois do fim do jogo se me perguntassem quem havia ganho eu diria com todo orgulho "o time de camisa Azul", ou seja lá qual a cor escolhida, mas não tinha idéia do nome da seleção. Mais uma vez o Brasil não levou a copa, e isso se repetiu por muitas vezes. Eu já conseguia escolher com um pouco mais de critério as seleções preferidas, mas continuava frustrada por não ver o Brasil campeão. Até que em 1994 vi pela primeira vez o Brasil levantar a copa, inesquecível.
São muitas lembranças e muita emoção, a Copa do Mundo realmente é algo que comove a nação Brasileira. É interessante ver como o Brasileiro torna-se particularmente patriota na copa. O país inteiro unido em uma mesma emoção, o país simplesmente para pra ver os jogos da nossa amada Seleção Canarinho.
No ultimo jogo, fiquei olhando pela janela no intervalo, como meu prédio é bem alto vejo boa parte da Zona Oeste e até perto da Av. Paulista, impressionante ver São Paulo sem um carro sequer nas ruas, sem uma única pessoa caminhando. Silêncio absoluto, nas ruas pelo menos. Pois o som ensurdecedor das malévolas Vuvuzelas não paravam de sair das casas e prédios nos arredores.
Um Brasil verdadeiramente unido com um único objetivo, honrar a torcida pela seleção Brasileira. Nesse momento, torcedrores do Brasil, palmeirenses, corinthianos, sãopaulinos, santistas, botafoguenses, fluminensistas, esmeraldinos, vilanovenses...Times pelo Brasil a fora. Todos em um grito contido esperando a oportunidade de gritar juntos o gooooooool. E mais do que isso a esperança que renasce a cada inicio de mundial de poder soltar o “é campeão” a nação Brasileira suspende a respiração esperando o momento do “é hexa”e mais uma vez ver o nosso capitão erguer a taça. Seleção Brasileira motivo de orgulho mundial! Não tem onde se passe nesse planeta e não se escute ao identificar-se Brasileiro Brasil Futebol", a identificação é imediata e o carinho das demais nações é algo impressionante, lógico levando em consideração a exceção do nosso vizinho da América latina. Todos os lugares menos lá...
Toda essa comoção, união, patriotismo dos momentos de copa me leva a pensar, onde estaria o Brasil se os Brasileiros se unissem não apenas na torcida pela seleção. Se a paixão pelo Brasil não surgisse apenas de quatro em quatro anos e durasse um mês apenas. Se as diferenças que desaparecem nesse momento se mantivessem ausentes em todo o tempo, e a paixão pelo futebol pudesse refletir na paixão pela vida, na preocupação com as necessidades do próximo, no não tirar vantagem em tudo, mas simplesmente lutar pela vida melhor dos que estão próximos e distantes. E assim seriamos verdadeiramente uma grande nação, respeitada mundialmente pela inclusão social, pelos direitos igualitários, pela preservação da natureza, pela economia verdadeiramente sustentável. Aí sim na copa ou fora dela orgulho de ser Brasileiro sempre!

2 comentários:

  1. Olá, Amiga!
    Muito bonito tudo que escreveu, como sempre muito inspirada e com muito talento!!!
    Gostei muito de tudo que colocou, mas principalmente da parte Final!!!
    Que, bom que seria se tudo não passasse depois da copa, mas que continuasse este mesmo amor e alegria entre as pessoas e nações!!
    Amiga, quando vai escrever seu livro?tá na hora! rsrs. Bj.

    ResponderExcluir
  2. É amiga, concordo com vc ... toda essa união , esse amor, esse patriotismo deveriam ser permanentes em nossas vidas ... com certeza o mundo seria muito melhor !!!
    Texto simplesmente fantástico !!!
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir