domingo, 26 de setembro de 2010

O Bem Maior....



Outro dia vi uma notícia na internet que dizia que por duas garrafas de cerveja um pai tentou vender a filha de 3 meses de idade...
Estamos vivendo em um tempo de banalizarão total e absoluta da vida humana. Os próprios pais são capazes de vender, espancar, abusar e até matar os próprios filhos. Sempre acreditei que por mais que alguns pais tivessem uma dificuldade imensa em demonstrar amor pelos filhos, eles protegiam, educavam e cuidavam deles. Por mais que alguns pais inspirassem medo, ao encontrar-se em uma situação de risco as crianças sempre recorriam a eles, pois sabiam que eles sem a menor duvida as protegeriam.
Os tempos são maus, e a vida não tem nenhum valor. Mata-se por um cigarro, ou por menos que isso. E não são apenas os chamados “bandidos”, dentro da própria casa onde deveria haver segurança está o perigo. Pais matam filhos, filhos matam pais.
O ser humano tem cada vez mais tornado-se mais animal e menos humano. Isso me leva a pensar o que estaria acontecendo.
Talvez, a individualização, o cuidar-se de si mesmo, o cada um por si... Quando nos tornamos o centro de todas as coisas é difícil olhar para o lado e notar que existem pessoas a sofrer no mundo, algumas bem próximas de nós.
Interessante pensar que o lutar pela vida a qualquer custo estaria dominando as pessoas de um tempo pra cá, de uma forma tão forte que lemos todos os dias noticias absurdas como as que mencionei no inicio do texto.
Ver na TV uma criança morrendo por não ter o que comer não é uma cena tão chocante como era a tempos. E pior que isso, saber que seu vizinho não tem leite para dar ao filho e não se incomodar ao ponto de deixar a TV e a internet de lado por alguns minutos, atravessar o corredor e oferecer ajuda. Não tenho tempo para me preocupar com mais nada, minha vida já me consome o bastante... Talvez seja esse o pensamento que ocupe nossa mente a maior parte do tempo, ou sempre que cruzamos com alguém próximo ou distante que precisa de algum tipo de ajuda. Nem sempre essa ajuda inclui dinheiro, algumas vezes é apenas doar uma parte do seu tempo, ou ouvir ou ajudar a levar o fardo. Exercer o amor de forma simples e corriqueira tornou-se algo tão distante da realidade da sociedade moderna...
O Amor é a lei maior, é preciso olhar para o lado, seja dentro de sua própria casa ou na calçada ao lado, onde todos os dias vemos frutos do egoísmo humano, da busca gananciosa por cada vez mais e como conseqüência trazendo miséria aos menos favorecidos.
Fala-se tanto em igualdade social, em distribuição igualitária de recursos, sustentabilidade, mas no fim cada um está preocupado com seu mundinho. Esquecemo-nos de que sem dedicar amor ao que vive ao seu redor o que vamos ver com cada vez mais frequência é a violência, a fome, o desamor e a morte.
Acordar para um novo tempo é preciso, lutar pelos direitos dos outros mais do que pelos seus , demonstrar amor nos gestos mais simples, amor pelo ser humano e amor pela natureza. Isso seria sim capaz de tornar o mundo um lugar mais digno de se viver, um lugar mais parecido com um lar. Onde teremos alegria em compartilhar um pouco do que se tem com aqueles que nada tem, compartilhar com amor.
Ver alem de nós mesmos, do nosso querer viver bem sem importar o que estiver a volta. Amar ao próximo como a si mesmo... Acho que paramos na primeira parte da lei, aprendemos a nos amar verdadeiramente a despeito do próximo. Resta agora, enquanto ainda ha tempo, amar ao próximo e lutar assim para ter uma sociedade mais justa e igualitária, só assim viveremos com paz.


“Love is a temple, love a higher law
Love is a temple, love the higher law
.....
One love, one blood
One life you got to do what you should.
One life with each other: sisters, brothers.
One life, but we're not the same.
We get to carry each other, carry each other.
One love! One!” - Bono Vox

Nenhum comentário:

Postar um comentário