domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal....


(Foto de
Lidi Faria)


Eis que surge no Céu uma estrela que guia magos do oriente, um coro celestial traz o anuncio aos pastores nos campos e a profecia se cumpre. Nasceu em Belém Jesus, o messias prometido, o Rei dos Reis! Deus em um gesto de amor supremo se fez homem e veio entre nós habitar!
Como estava escrito no livro do profeta Isaías... “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.”

Estamos a uma semana do Natal, toda decoração da cidade e das casas já está posta, a Av. Paulista está mais deslumbrante que nunca, certamente é minha decoração de natal preferida em SP. A luz espalhada por todos os prédios refletindo nas ruas, trazendo encanto a todos que por ali passam. A magia do natal reflete na alma das pessoas que cruzam a avenida todos os dias...
Tudo muito lindo, cheio de musica e clima de festa. Infelizmente junto com toda beleza vem o apelo comercial, da compra de presentes, do consumismo nada necessário.

Isso me fez pensar em um fato importante, estamos rodeados de pessoas sem a menor condição de comemorar um natal nos moldes e padrões comercialmente mostrados na TV, como sendo a razão da existência dessa festa. Deus veio ao mundo e habitou entre nós e tudo que se mostra na TV é que precisamos comprar e comprar, o sentido do natal é gastar tudo que se pode e muito mais o que não se pode. Imagine as muitas famílias que vivem hoje com menos de 2 reais por dia, não tem condições de alimentar adequadamente os filhos e alem de tudo vão ter que explicar pra eles por que é que Papai Noel nunca leva presentes...

Fico imaginando como seria se todos resolvessem trocar os muitos presentes por um gesto de amor, bem simples, olhar para o lado enquanto passeia pela cidade. Dar-se conta de o quanto os excluídos estão tão perto, e lhes é negado o mínimo de dignidade. Os pequeninos estão tão próximos, é tão comum ver pessoas passando fome, vivendo nas ruas, implorando por comida ou ajuda. Essa cena ficou tão comum que passou a ser tratada por todos com indiferença, com a certeza de que problemas sociais não nos dizem respeito. Amar ao próximo, virou clichê, entender quem é o próximo tornou-se uma tarefa que exige tempo para olhar para o lado, tempo que nos foi roubado pelo egoísmo e indiferença nossa de cada dia. O mais complicado é que a indiferença nem sempre é apenas com os de longe, respeitar a vida começa em casa, com seu filho, seu pai, seu irmão, aquele parente que só faz bobagem...
Repartir o que se tem com quem nada tem... nem sempre é dinheiro, amor se reparte em um abraço, em oferecer um ombro amigo, ouvir, chorar junto... Investir tempo, mostrando assim que você realmente se importa. Claro que é também oferecer um prato de comida a quem tem fome, uma oportunidade a quem não tem saída, esperança a uma criança... Sorrir é o gesto mais simples capaz de mudar o mundo. Amar, sempre amar, ter o coração pronto a comover-se com a necessidade do outro, seja ele de dentro de sua casa ou da rua. Coração comprometido em favor da vida.

Lembre-se a mensagem maior de Jesus quando veio habitar entre nós, foi o amor ao próximo, ninguém é o fim em si mesmo. Alimenta a quem tem fome, abrace a quem precisa de consolo, divida com quem tem necessidades, entenda que a vida vale mais, muito mais!!

Feliz Natal a Todos!



Hino de Natal - Primeiro Natal

“Eis que um anjo proclamou o primeiro natal
A uns pobres pastores ao pé de Belém
Que nos campos a guardar seu rebanho, afinal,
Suportavam, da noite, o frio também.

Natal! Natal! Natal! Natal!
É vindo ao mundo o Rei Divinal!

De repente lá no céu, linda estrela surgiu,
E no oriente brilhou com estranho fulgor.
Veio à terra forte luz, que do céu lhe caiu,
Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor.

Tal estrela apareceu e os magos guiou
Pela estrada a Belém, rumo certo os conduz.
E chegando ali, por fim, a estrela parou,
Mesmo acima da casa em que estava Jesus.

E os magos, com afã e sublime temor,
Os joelhos dobraram naquele lugar,
Para ofertas liberais, e de raro valor
Qual incenso, ouro e mirra, ao menino entregar.

E como eles, vimos nós com intenso fervor,
Dar louvores sinceros a quem nos amou;
Adorar de coração o Supremo Senhor
Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou!

6 comentários:

  1. Foi uma das coisas (se não a mais) bonita que eu vi uma pessoa escrever sobre o Natal, você falou 100% verdade e foi de uma humanidade e simplicidade unica, parabéns mesmo, não sabia que você escrevia tão bem assim, e de quem é essa musica? Ela me é familiar.
    Escrevi sobre o Natal também em meu blog:http://enginesofsoul.blogspot.com/2010/12/pior-epoca-do-ano.html , sei que é uma visão pessimista, mas é só um sentimento meu.
    Bjs e um feliz natal!

    ResponderExcluir
  2. Como cantou o Kuhlmann, na canção Viver com Deus:
    Liberdade é perder o medo
    De estar preso aos outros
    E se soltar de si mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Te descobri por conta do tuite da cantata de Natal da @ibab e ao vir aqui vejo foto da @lidifaria! Mundo pequeno!

    ResponderExcluir
  4. Um belo texto e análise do Natal atual.

    Feliz Natal repleto de D'us pra você!

    ResponderExcluir
  5. FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO COM MUITAS REALIZAÇÕES, GRANDE ABRAÇO, NETO, LU, ANA CLARA E LAURA.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu texto, gostei da sinceridade de cada palavra vinda do seu coração.
    Acredito que esta é uma das melhores épocas do ano, onde tudo e todos param para contemplar a maravilha do natal, o nascimento do menino Jesus. Vejo também que esse é um momento de trégua aonde a discórdia, de se doar mais aqueles que são menos favorecidos, de perdoar e ser perdoado... Seria muito bom se o espírito natalino se fizesse permanente durante todo o ano...
    Feliz Nata!
    Itamar Lucas

    ResponderExcluir