quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

E mais um ano se inicia.....


(Foto de Diego Venancio)





É interessante ver que a cada fim de ano e o consequente início do próximo, as pessoas param para fazer o balanço do último ano, e escrever as famigeradas resoluções de ano novo.... Nada contra, todo mundo faz igual nessa época do ano, é o mover do ciclo, o esperar por algo melhor no próximo ano e assim vai.

Nesses primeiros dias do ano entrei numa fazer bem reflexiva, talvez por entender que tem muita coisa na minha vida que não me agrada, nem sei dizer se está bom ou ruim de fato, o que acontece é que provavelmente não está da forma como deveria.

Ano após ano fazemos propósito a serem cumprido a curto prazo, um ano pra ser mais exato, e é sempre frustrante reler a listinha no final do período e notar que está quase tudo lá, nada foi cumprido, ou quase nada.

Esse ano resolvi fazer um pouco diferente, não criei listinha de resolução que basicamente tem sido a mesma nos últimos anos, não cumpri muito dela em cada ano, aliás não cumpri quase nada, e isso tem sido tão frustrante que decidi fazer diferente.

Não digo que não tenho planos, nem sonhos esperados para 2011, isso seria deixar de viver, afinal sem sonhos a caminhada tornar-se-ia insuportável...

O fato é que decidi, não criar um peso pra mim, um peso que ao final de cada ano tem se refletido em frustração... To entendendo que quando o planejamento torna-se uma obrigação, mais que mudar minha vida ou me tornar uma pessoa melhor isso só me faz mal mesmo.

Decidi então por fim, depois de uma semana de intensa reflexão... Decidi que serei mais leve esse ano, seja comigo ou com os com quem convivo. Levar a vida a sério demais cansa, então vamos viver um dia de cada vez, e aproveitar o que vier. Sem lamentos pelo que não aconteceu, seja ainda ou seja pra nunca mais. Não deve fazer diferença, o importante é o que chegou, esse deve ser aproveitado de fato, o restante, bem o restante fica pra um outro dia, um novo dia, amanhã quem sabe...

Viver na dependência, não minha obviamente pois sei que minhas escolhas têm a tendência surpreendente de se tornarem péssimas escolhas, Deus sabe o melhor... Isso não significa que ficarei no meu cantinho sentadinha, mas que sempre que seguir um caminho, não terei medo de dar meia volta se descobrir que não ta indo bem... Que sempre que eu errar, vou entender que é parte da vida, não me culparei, mas reconhecerei o erro... é errei mesmo, vamos tentar fazer melhor. E reconhecendo pedirei perdão, seja a Deus, a mim mesma ou a quem mais for influenciado pelo erro, até que por fim todos já tenham ouvido. Aí sim, sigo de novo meu caminho, sem receio. E errando recomeço o processo, os erros fazem parte da existência, do aprendizado, não seria eu a única pessoa do universo imune a eles...

Amigos, esses seres tão complexos que nos cercam, estão lá nas alegrias, nos momentos difíceis e na hora de falar umas verdades, é e eles falam mesmo... Estive um pouco longe deles no ano que passou, parte de um processo que já fechei e que foi importantíssimo pra que eu me conhecesse melhor.

Nesse ano quero ser próxima, de verdade. Amigos são preciosos demais para serem deixados pra depois... Afinal a amizade leva tempo pra se consolidar e é tão rápido para esfriar... Quero viver sem a distância que enfraquece os vínculos.

Enfim, me comprometo a ter um ano diferente. Valorizando o que realmente importa, sem muita cobrança, sem muita busca pela perfeição ou por não errar, sem tanto “correr atas do vento”... E se assim o for, serei ao final do ano de 2011 uma pessoa melhor, mais próxima, e mais feliz comigo mesma. Viverei pois o presente…

Feliz Ano novo a todos!

“O presente é o ponto em que o tempo se encontra com a eternidade.” CSLewis

4 comentários:

  1. Legal o que você fala sobre cobrança, sei o que é isso por ser um cara que se cobra ao extremo, mas vive preso na própria cobrança, mas convenhamos, é complicado depender, na maioria das vezes gostamos de ter o controle de tudo, como se a gente soubesse fazer isso....................
    Quando se serve e tem um Deus amoroso, onipresente, onipotente e onisciente, não precisamos depender apenas de nós mesmos, mas sim Dele e dos presentes que Ele nos dá,como por exemplo os amigos,algo que você falou com propriedade.
    É como esta escrito no Salmo 37:5 "Entregue o seu caminho ao Senhor,confie Nele e Ele agirá"
    Parabéns pelo texto e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, é um peso enorme caminhar sozinha...por isso Deus inventou os amigos,rs! Essa reflexão nesse seu ano semi-sabático foi proveitosa pq trouxe entendimentos que só o silencio faz a gente escutar. Tá bom, mas agora chega! De volta com nossos Saraus e comidinhas!!! feliz ano novo, obrigada pela sua amizade,
    selma

    ResponderExcluir
  3. Oi Léo!

    Bem, a idéia é tornar-se mais leve com a vida e consigo mesmo. A vida já é complicada sem tantas cobranças... Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Selminha!!

    Valeu Querida!! vamos sim, sinto saudades dos Saraus!! Feliz Ano Novo! bjs

    ResponderExcluir