quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Thanksgiving

(foto por *jdarby*)


Hoje comemora-se o dia de Ação de Graças, nos Estado Unidos é a festa mais importante, reúnem a família para comer juntos e ter um tempo de gratidão. Na sequência vem o famoso Black Friday, coroando a festa da gratidão com o consumismo que é a marca dos tempos modernos.

No Brasil a data é comemorada mais pelas igrejas Cristãs reformadas de origem mais histórica, para o restante dos brasileiros fica a espera pela tão sonhada Black Friday, que tornou-se tradição no Brasil mas em geral os grandes descontos são puramente imaginários, pelo menos tem sido assim ao longo dos anos.

Mas voltando a festa da gratidão, o ano de 2015 foi um ano particularmente duro para a maior parte do povo Brasileiro, economia complicada, aumento do desemprego, escândalos cada vez maiores e piores na política, violência crescendo, desastres naturais que destruíram cidades, fechamento de escolas. E somando-se a tudo isso as dores e dificuldades vividas por cada família, por cada pessoa.

Frente a tudo isso, fica a pergunta, qual o motivo da Gratidão? Em tempos mais que difíceis ainda existe motivo para ser grato?

O Thanksgiving surgiu historicamente como agradecimento pela boa colheita, e pelo que pude entender ao longo da história a tradição seguiu mesmo em tempos de uma colheita não tão farta. O que nos traz a 2015, ano bem sofrido.

Sou grata, por tudo que tenho... O dom da vida, acordar todos os dias e poder seguir em frente. Pela família onde nasci, nem sempre tudo vai bem na família, ela nem sempre é tão estruturada quando poderíamos sonhar, mas continua sendo o lugar no qual Deus por alguma razão quis que tivéssemos laços de sangue.

Sou grata pela família que Deus me permitiu formar, hoje eu e meu marido, um dia com a graça de Deus seremos nós, nossos filhos, netos...

Sou grata pelos amigos e irmãos que encontrei ao longo do caminho, que muitas vezes me ajudaram e a quem muitas vezes tive o privilégio de ser benção e instrumento de Deus em suas vidas.

Sou grata por todas as vezes que pessoas de perto e de longe me estenderam a mão em auxílio e pelas muitas outras que pude estender a minha mão.

Sou grata por ter escutado a quem precisava em vários momentos, sou grata por ter tido a oportunidade de compartilhar momentos de alegria e tristeza com pessoas muito próximas e com outras nem tão próximas.

Sou grata por receber mais do que preciso e assim poder repartir com quem precisa.

Sou grata por ser usada por Deus seja em qualquer proporção ou situação.

E o mais importante sou grata a Deus pela Salvação em Cristo Jesus, que é a razão maior. Ele pagou na cruz com sangue precioso o preço pelo meu pecado.

Hino de gratidão
“Graças te dou por tudo que me deste,
Primeiro a Salvação em meu Jesus.
Graças te dou por tudo que fizeste
Por este pecador salvo na cruz!

Graças, graças, mil graças
A ti, meu Salvador!
Graças, graças, mil graças
Por teu precioso amor!

Eu te agradeço a bênção do trabalho
E do meu lar, que alegra o meu viver;
A correção paterna, quando falho,
Provando teu amor pelo meu ser.

Eu te agradeço o pão de cada dia,
A água que alivia a sede dura
E o sol que aquece a pobre gente fria:
São bênçãos que enchem a terra de fartura.

Eu te agradeço, ó Pai, os meus amigos,
E os inimigos também te agradeço.
E outras bênçãos que eu não mereço.
Sou grato por vitórias em perigos”

Um comentário: