quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem nunca errou atire a primeira pedra…



Como é complicado cometer erros, difícil passar por isso e não se culpar muito mais do que o necessário.
Por vezes tomamos decisões, fazemos escolhas, passamos informações, magoamos alguém, nos envolvemos com alguém.... e no fim das contas todas as alternativas anteriores terminam em um grande equívoco, obviamente com consequências. Muitas vezes é difícil aceitar o erro, “como pude tomar uma decisão assim??” Seja qual for o aspecto do erro a culpa é inevitável...
Pronto, já cometemos o erro, seja lá qual for, restam duas alternativas, lamuriar-se eternamente ou tentar contornar a situação buscando alternativas e obviamente tirar uma lição valiosa da vacilada.
Se a opção foi a segunda, a calma será vital. Parar para pensar, esfriar as idéias, e traçar um plano para seguir em frente. Independente de quão dolorosas sejam as consequências, é preciso levantar-se sacudir a poeira e seguir em frente. E tenha uma única certeza, os erros são inevitáveis, então mais cedo ou mais tarde vamos chegar a uma situação chata dessas de novo... Aprenda a tirar as lições do que foi vivido, isso irá ajudá-lo a não cometer os mesmos erros, amadurecer, crescer, ser mais cauteloso.
Alem de tudo isso, tem um ganho importantíssimo. Quando se erra cresce a tolerância aos erros dos que vivem ao nosso redor. Fica menos provável atirar uma pedra na primeira vacilada de alguém que você conheça. Quem cometeu muitos erros e aprendeu as lições inerentes a cada um, certamente terá mais possibilidades de amar mais e tratar com respeito, consideração e tolerância aos que um dia estarão em uma situação parecida. E teremos a oportunidade de estender a mão e não pisar a cana quebrada.
Normalmente somos os primeiros a nos culpar e nos condenar pela falha, os que estão a nosso lado não chegariam nem perto do que nós mesmos nos atribuiríamos como castigo. Então, olhe com amor o que nesse momento precisa de apoio e definitivamente não decida apagar a torcida que fumega, não destrua o ultimo fio de esperança. Seja forte e capaz de estender a mão, oferecer o ombro e por vezes perdoar. Sim, perdoar, oferecer perdão a quem te magoa cura suas próprias feridas, é mais terapêutico a você mesmo do que ao que busca o perdão. Por outro lado, se você é o réu, seja forte e busque o perdão. Pedir perdão com sinceridade é sinal de coragem e certamente merece consideração.
Obviamente não tenho a intenção de generalizar, essa não é uma formula mágica que pode ser aplicada em toda e qualquer situação. Cada um sabe o que vive... De uma coisa tenho certeza, a condenação fulminante sem o direito de defesa nunca foi justificada e não traz paz.

Não falo nesse texto de nenhum tipo de ato criminoso, isso entraria em outro contexto. Tudo que tento expor trata de erros que todos, digo todos mesmo, estamos sujeitos a cometer. Muitas vezes na intenção de acertar.
Se você errou tente entender o que te levou a errar e procure uma alternativa, uma saída pra que você possa voltar o mais rápido Possível a uma vida alegre e sem culpa. Se você está próximo a quem errou procure ajudar seja com o ombro amigo, ou com troca de experiências. Os erros que você cometeu podem ajudar alguém, as suas experiências podem não ser as mesmas de outros mas elas podem ser valiosas. Saiba ouvir e saiba dar palavras que ajudem a orientar e não desesperar. Importante nunca tentar impor suas idéias, nem sempre você tem razão, e aceitar isso é sinal de respeito ao próximo.

Bem, entendendo que errar é inevitável, viva intensamente cada dia, sem ter medo do que pode ou não dar certo. A vida acontece agora, deixar para o futuro é desatino. Ouse caminhos novos, isso te trará novas possibilidades, novos horizontes e grandes oportunidades em todos os sentidos. E se algo der errado, levante, entende onde errou, aprenda e siga em frente. A vida é feita de grandes aprendizados que te possibilitam viver novas experiências, com mais maturidade e segurança. Viva com simplicidade sem planos mirabolantes que dificilmente serão realizados, busque o tangível. Mas ouse sempre! Não tenha medo do novo e desconhecido.

“Quem evita riscos, não ama, não aprende, não vive. A vida está nas fronteiras, lá onde os pusilânimes não ousam ir” Ricardo Gondim

2 comentários:

  1. Nossa! Parabéns! Você escreve muito bem... ;)
    Adorei o seu texto, até me ajudou um pouco.
    Concordo plenamente com tudo o que disse. Às vezes é tão difícil enxergar essas coisas, parecendo elas tão simples.

    Estou te seguindo.
    ;*

    ResponderExcluir