sábado, 7 de agosto de 2010

As voltas que a vida dá...









Certa vez estava trabalhando em um evento, na época fazia parte de um grupo de teatro e nesse evento haviam vários grupos apresentando-se. Em um dos intervalos do meu grupo comecei a assistir a apresentação de um dos outros grupos. Me perdi no tempo viajando na história, que de forma resumida contava a historia de um Jovem que encontrou um grupo de pessoas e passou a integrá-lo sem saber bem quem eram e se podia confiar, eles apareciam vestidos com vestes coloridas para passar alegria, confiança e o bem. Quando o jovem se entregou completamente, passou a acreditar que podia confiar com a própria vida nos novos amigos, o cenário muda e eles tiram as vestes coloridas e mostram as vestes negras, mostrando ao jovem que só queriam a confiança dele e que agora ele passava a ser prisioneiro. No fim tudo termina bem e o jovem é resgatado. Isso aconteceu a quase vinte anos, e essa apresentação nunca me saiu da mente.
Resolvi refletir um pouco sobre essa lembrança que é tão viva e constante, e conclui que vivi a situação representada diversas vezes na vida, em vários aspectos. Confiar em quem não deveria, acreditar que podia contar com alguém e depois me ver só quando a situação se complicava, e os envolvidos nas circunstâncias simplesmente vestiam-se de negro e mostravam que faziam parte da conspiração. Obviamente estou potencializando os fatos por mim vividos para aproximá-los da apresentação. O fato é que da mesma forma como o jovem não via nenhuma saída e de repente por um tipo de milagre tudo ficava bem e ele era resgatado do mal, sempre aconteceu o mesmo comigo. Tudo termina bem, independente de o quanto demore pra passar ou do quanto pareça interminável e insuportável enquanto é vivido. No fim Deus estende a mão e a vida recomeça.
Renascemos das cinzas tal qual a Fênix. E mais uma vez temos forças, motivação, alegria e sonhos para seguir. De volta em volta a vida vai seguindo...
Difícil saber quando a fase boa termina e vem a má, mais difícil ainda saber quando termina a má e vem a boa, a noite se faz dia novamente e o florescer da primavera te restaura as forças.
O importante nesse vai e vem, que no fim é uma caminhada pra frente sempre, rumo a um futuro um tanto quanto incerto. O importante é acreditar que viver vale a pena e que os sonhos são a chave para caminhar sempre sem parar ou olhar para trás, o que nos espera é o futuro, nunca o passado.
Voltar ao passado é evitar que a vida siga o rumo certeiro, é atrasar o destino que precisa ser encontrado.
Rumo ao futuro sempre, mas o foco, esse precisa estar no presente. Não se vive o futuro sem passar pelo presente, e esse está aqui na minha e na sua frente. É fácil tocá-lo. Os outros, futuro ou passado, esses são agora intangíveis. Deixe que o tempo se encarregue deles, o que passou passou o que está por vir virá no tempo apropriado.
Procure viver as voltas na vida de forma otimista, com esperança e crendo que o porvir trará alegrias que vez ou outra serão interrompidas por dificuldades isso é fato, mas que podem ser superadas, com maturidade e sabedoria adquiridas no decorrer da caminhada.
Sonhe sempre com um futuro melhor e viva um presente com foco nas coisas positivas, sempre respeitando os que estão a sua volta e a si mesmo. Tente abstrair do lado ruim de tudo que se vive potencializando o aprendizado que te dará ferramentas para um futuro melhor.

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher" Cora Coralina

Nenhum comentário:

Postar um comentário