quarta-feira, 24 de março de 2010

A bonança depois da tempestade....

(Foto de Cíntia Scola)

Algumas semanas demoram tanto pra passar que fica difícil acreditar que todas as semanas duram a mesma quantidade de dias , horas, minutos e segundos. O tempo para, possivelmente, em alguns momentos específicos de nossas vidas. O mais interessante ainda é que essa contagem de tempo é totalmente pessoal. A mesma semana foi interminável pra uns, passou rápido demais pra outros...como funciona essa lógica?
O fato é que não tem mesmo lógica, nossos sentimentos ou o momento que estamos vivendo mudam o referencial até mesmo do tempo. Tudo fica mais alegre ou mais triste, mais rápido ou mais lento, mais suportável ou insuportável, independente das circunstâncias reais que nos cercam.... Confuso isso, mas quando estou triste a minha percepção do tempo e do espaço muda, da mesma forma quando estou radiante.
Sabe aquela dor no peito que chega a te sufocar? Que te deixa com a sensação de que daqui a pouco seu coração explode? Pois é seja ela de saudades ou de mágoa ela tem um poder mágico, ela para o tempo. Os dias não terminam, as noites não passam, até por que nesses momentos dormir é artigo de luxo, então você vê cada hora da noite passar lentamente, até que do nada nasce o sol e você precisa levantar e recomeçar as atividades do dia, o trabalho em geral não espera que você fique bem, ele fica lá todos os dias te esperando e não liga se você dormiu ou não nessa noite, nessa semana, nesse mês...
Manter a serenidade em meio a crise é uma tarefa difícil, muito difícil... E as oscilações acabam por nos cansar. Aprender a lidar com momentos de tristeza e de euforia é algo que seria fantástico, com o tempo acreditamos que essa tarefa se torne mais simples até que nos deparamos com uma situação totalmente inesperada e aí tudo volta a estaca zero... E lá vamos nós outra vez tentar manter o tão sonhado equilíbrio. E na maioria absoluta das vezes falhamos.
Algumas coisas, alguma situações fogem ao nosso controle e isso via de regra nos desequilibra. Mesmo sabendo que não depende de nós o resolver em um passe de mágica ou o não sentir a dor sufocante. Algumas situações que vivemos tem um tempo pra passar, tem as fazes que seguem antes que você consiga de fato superar. Antes disso fica aquela oscilação tão cansativa, entre momentos de tranqüilidade e desespero. O Equilíbrio mesmo só depois que tudo se esclarece ou é superado.
Aí sim, os dias voltam a ter 24horas as semanas 7 dias e durante a noite dormimos até que o despertador nos tire da cama num sobressalto.

Outra vez voltamos ao ponto como é difícil esperar que as coisas se resolvam, esperar sem poder interferir nos agita. Deveria ser simples, mas temos a necessidade de poder resolver ao nosso modo e a nosso tempo.

E continua a mesma dúvida do Salmista:

“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. “Sl 42:5

Um comentário: