terça-feira, 25 de maio de 2010

O Efêmero e O Eterno...


Como é difícil saber dar a devida importância e o devido valor ao que se vive, no momento em que se vive…. Entender o que é duradouro e o que é efêmero...
Quantas vezes iniciamos o projeto de nossas vidas, algo que será a mais importante obra, e depois de algum tempo abandonamos por não entendermos mais que trata-se de algo importante e que existem outras coisas que realmente valem investir tanta energia. Isso independe de o quão Jovem ou o quão maduro somos. O Erro na percepção inicial ou na avaliação final pode ocorrer a qualquer momento. Quantas vezes o que te fez chorar compulsivamente pelo desalento, pela decepção ou desilusão, com o passar do tempo te parece tão tolo.
Da mesma forma, quantas vezes deixamos passar o que chamamos de pequenos detalhes e que com o passar do tempo entendemos o quanto foi decisivo, mesmo sem ter recebido a devida importância.

Algumas lembranças trazem percepções tão antagônicas, hoje lembro-me com saudades da minha infância. Quando criança tudo o que eu mais queria era ser adulta para poder estar bem distante, cuidar da minha própria vida e ser feliz. Hoje em inúmeros momentos tudo o que mais desejo é poder voltar para a casa dos meus pais, sentir o abraço de minha mãe. Isso parece que teria o poder de mágico de levar todos os problemas embora. Provavelmente só agora tenha entendido o verdadeiro valor da família, independente das confusões, ou das discordâncias de pensamentos, família é um bem muito precioso. Não sei se voltar no tempo mudaria algo, o que sei é que hoje amo minha família. E a catalogaria como algo importantíssimo, o que apenas eu não soube entender quando vivíamos sob o mesmo teto.

Algumas dores por outro lado independe quantas vezes as sintamos, terão sempre um valor bem significativo e trarão uma parcela de amadurecimento se entendermos como. Difícil perder alguém querido, difícil ser magoado e saber perdoar, difícil entender por que razão algumas pessoas consideram que mentir é a melhor solução seja para o que for, difícil entender que sentimentos nem sempre são recíprocos, difícil entender que existem formas muito diferentes de demonstrar carinho e afeto, difícil entender que algumas pessoas têm uma percepção tão errada delas mesmas ou dos que estão perto. Saber passar por alguns desses episódios e conseguir sair inteiro exige muito aprendizado, não é nada fácil, porém é bem necessário. Pois estamos, durante toda a vida, sujeitos a em algum ou em vários momentos, passar por algumas dessas dores. E isso precisa amadurecer mais e sangrar menos.

A amizade verdadeira, é algo também muito importante e nada efêmero. Interessante como independente de a quanto tempo você e seu amigo não se vêem, como a perspectiva de tempo muda quando encontram-se. A intimidade faz com que dez anos sem ver ou falar com o grande amigo pareçam dias, tudo parece tão igual, é como se nunca tivéssemos nos separado. A Amizade é verdadeiramente dádiva de Deus! Viver sem amigos é condenar-se a uma vida de solidão e desalento. Distante ou perto, com contato virtual ou real, sem amigos fica difícil caminhar. Difícil não ter alguém para quem se pode ligar de madrugada seja por que razão, ou estar disposto a estar disponível na madrugada tanto quanto ao meio dia. Como disse o Osmar Ludovico no encontro do Caminho no último domingo, “Amigo? É o último a sair da festa e o primeiro a chegar na hora da tragédia...”

O interessante ou nem tanto assim, é que na maioria das vezes só identificamos o que é realmente importante analisando o passado. Não que isso não traga bem algum, o traz... Mas como seria proveitoso se tivéssemos a percepção no presente, onde vida acontece realmente.

O meu desejo é que mesmo com o entendimento no passado possamos aplicar no presente o que aprendemos, e assim compreender o que vale mesmo ser valorizado.


"Tudo o que não é eterno, é eternamente inútil." C.S. Lewis

Nenhum comentário:

Postar um comentário