domingo, 16 de maio de 2010

Outros rumos..

(Foto de Cintia Scola)

Quantas vezes fazemos milhões de planos e no fim nada funciona exatamente como planejamos?
Planejamos tudo com tanto cuidado e zelo, e quando chega o tão esperado momento de finalmente realizar o tão sonhado plano tudo dá errado, ou nem tanto... Tudo acontece de forma inesperada e ficamos meio sem ação frente ao novo rumo que tudo acaba tomando.
Isso nem sempre é ruim, mas frustrante algumas vezes. Pois a princípio é difícil entender que pode ser melhor do que o que estávamos a tanto tempos esperando, cuidando de tantos detalhes... Vivemos de sonhos, e sonhar nos leva a fazer planos e acreditar que um dia eles vão se concretizar.
Sonhamos com uma casa, com uma família, com uma viagem, com uma festa, com um encontro, com a felicidade , com a paz, em fazer diferença... É tanta coisa que só de pensar já fico exausta. Todo esse planejamento, um após o outro realizados ou frustrados, fazem parte da vida e da nossa caminhada nesse mundo.
O importante é entender que existe um plano maior, alem de nossa mente criativa que fica o tempo todo imaginando algo novo para alcançarmos. Creio que existe um plano pré-estabelecido para cada um de nós, e em muitas situações o não concretizar um plano pode trazer um bem maior. Nem sempre é fácil entender e aceitar que não era pra ser mesmo...
Evitar a frustração em dias em que o vento muda a direção da sua vida é bem complicado. Muitas vezes seguimos por caminhos mais longos que o necessário para conseguir encontrar a direção correta na vida.
Recomeçar nem sempre é simples, ou quase nunca. A sensação de fracasso turva a mente, e entender que os nossos planos podem não ser os melhores torna-se complicado e confuso.
Um dia quando olharmos o passado, vamos conseguir entender. Em algumas situações provavelmente não será tão simples. Até hoje não compreendo muitas das coisas que vivi. Mas existem algumas muito específicas que quando olho para traz vejo com clareza que o que eu almejava teria me levado a um caminho triste e quase sem volta. Em muitos momentos o que me fez chorar por não ter acontecido da forma como eu esperava, me trouxe alegria e certeza de que Alguém cuida de mim, com muito amor. E mesmo que eu tenha sofrido foi melhor assim. Parece bobagem, ou frase pronta de folhetim, mas pense bem na sua vida e você certamente irá identificar vários momentos assim, que o fracasso te levou a um caminho , a uma mudança de vida e de perspectivar muito importante para o que você se tornou.
Temos a visão muito limitada, só conseguimos ver o agora, o que me faria feliz hoje. Deus tem planos maiores que isso, e certamente tem um cuidado maior com cada um de nós, e assim sendo o que seria mais obvio que confiar Nele, por mais confuso que você possa estar. Ele sabe onde devemos chegar, e isso independe se optamos pelo caminho mais curto ou mais longo. Um dia vamos chegar lá.
Isso não significa que não podemos ou devemos fazer planos ou sonhar, devemos sim claro! Sem isso viver torna-se muito monótono. Mas tenha a mente aberta para entender que nem sempre os planos que traçamos serão a melhor opção para nossas vidas. Confie Naquele que sempre tem o caminho certo.

(O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábio vem do Senhor. PV.16:1)

Pode o coração do homem planos fazer
Pode o coração do homem passos traçar.

Pode a vida inteira, seus caminhos seguir buscar.
Pode a vida Inteira, seus caminhos seguir buscar.

Mas a resposta,
Mas a certa resposta,
Dos lábios do Mestre virá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário